Conheci o método no final de 2018 através de um mini-curso na empresa onde trabalho. Na ocasião, além de conhecer, atuei em um projeto utilizando o método e pude experimentar os inúmeros benefícios que o mesmo traz.

Mas o que é o SCRUM?

O Scrum, nada mais é do que um framework para equipes trabalharem juntas. Assim como em um time de rugby treinando para o grande jogo, o Scrum incentiva as equipes a aprender através de experiências, se auto-organizar enquanto trabalham em um problema, e refletir sobre suas vitórias e derrotas para melhoria contínua.

Com regras, eventos e funções bem definidos sua abordagem semi-prescritiva realmente ajuda a remover as ambiguidades no processo de desenvolvimento, com a organização de tarefas complexas em lançamentos menores e por consequência muito mais rápidos mantêm a equipe motivada e os clientes mais satisfeitos por enxergar pequenas partes do produto já prontas.

Entregar pequenos Jobs completos é o foco.

Mas como aplicar o SCRUM em sua empresa?

Se a sua equipe de desenvolvimento estiver acostumada a um modelo típico de cascata, pode ser que demore mais um pouco para absorver a metodologia. Os conceitos de ações menores, reuniões diárias, revisões de sprint e identificação de um scrum master podem ser uma mudança cultural desafiadora para uma equipe, porém os benefícios a longo prazo superam em muito a curva de aprendizado inicial.

Leitura essencial: Se você se interessou pelo assunto, esse livro aqui é leitura obrigatória!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s